leao_marketing_digital_blog_03

TRÁFEGO PAGO, VALE A PENA INVESTIR?

Primeiro, temos que entender bem o que é o tão falado “tráfego pago”, o seu papel no mercado e como ele é, definitivamente, o propulsor do mercado publicitário no mundo. Você já deve ter ouvido falar a frase: “Se você não está no Google, então você não existe.”

Bom, a frase tem um certo exagero, mas temos que avaliar o quanto ela representa, de certa forma, o momento dessa revolução digital na qual todos nós estamos inseridos diretamente.

Só para esclarecer, tráfego pago não se resume ao Google. Existem outras tantas formas.

As plataformas digitais como Google, Facebook, Instagram, Bing, entre outras, utilizam seus algoritmos com muita inteligência, claro, por isso são apelidadas de “Big Techs”, empresas que começaram no Vale do Silício, Califórnia, e que ganharam uma dimensão mundial com a quantidade de tráfego de dados que geram e administram dos seus bilhões e bilhões de usuários.

Para ilustrar o que é o “tráfego pago”, vamos usar a seguinte analogia. Imagine que você tem um negócio local e que precisa ampliar seus clientes. E aí você não pensa duas vezes e pensa: tenho que ter perfis nas mídias sociais, produzir conteúdo, manter contato com os clientes com uma comunicação clara, objetiva e que atraia outros possíveis clientes. Estarei no digital e aí é só esperar chegarem os novos clientes.

“Lembrando que para haver crescimento é necessário haver frequência, publicações constantes, com ótimo visual e que resulte em muito engajamento.”

Mas não é bem assim que acontece. Isso você vai perceber com o passar do tempo. Fazer algumas ações em marketing digital é positivo e é válido, realmente, pode abrir novas possibilidades de novos negócios, fidelizar seus clientes, mas tem um grande problema nisso. Na verdade, alguns pontos que precisam ser esclarecidos. Primeiro, os algoritmos dessas “Big Techs” não estão trabalhando de graça. Eles trabalham de forma excepcional. Explico. Você pode ter 100 mil seguidores nas suas mídias sociais, por exemplo, mas todos os seus conteúdos precisam seguir uma série de regras para permitir que o tráfego orgânico seja suficiente para sustentar o crescimento da sua empresa no digital. Os algoritmos trabalham por amostragem. Cada postagem ou peça publicada sofre uma espécie de “auditoria” para alguns desses 100 mil seguidores. Se tiver sucesso com o engajamento de um pequeno percentual, esse fluxo de audiência pode aumentar. Lembrando que para haver crescimento é necessário haver frequência, publicações constantes, com ótimo visual e que resulte em muito engajamento.

 

Mas como vencer, em parte, esse jogo? Aí é que entra o tráfego pago. Quando você traça uma estratégia de conversão – e aqui conversão pode ser apenas uma visita ao seu site como uma venda na sua loja online -, identifica o público, a região, perfis de consumo, etc., você pode pagar para impulsionar suas publicações e obter um maior número de possíveis consumidores tendo acesso aos seus conteúdos. Percebe a diferença? No tráfego pago, o engajamento pode até não ser muito grande no início, mas você terá uma audiência significativa e poderá direcionar para o público que quiser, investindo o valor estipulado.

Pareceu fácil? Mas isso é só o começo de todo o processo que você vai precisar percorrer para alcançar o retorno desejado.

E SE EU NÃO INVESTIR E APOSTAR NO TRÁFEGO ORGÂNICO?

Existem várias estratégias para se alcançar relevância na internet e estar nas primeiras posições dos resultados de busca, entretanto, esse é um trabalho que exige um esforço permanente e mesmo assim você não conseguirá alcançar tudo o que o tráfego pago oferece.

Todas as pessoas tem um perfil de navegação, uma pegada digital nos sites que visita, nos aplicativos que usa, nas compras online, emails, etc., enfim, isso é capturado pelas empresas que administram essas montanhas de dados, os chamados big datas. Google, Facebook e outras plataformas de anúncios irão apresentar produtos e serviços condizentes com esse perfil digital que nós temos. É muito comum você pesquisar por alguma coisa na internet e em seguida passar a ver anúncios relacionados a suas buscas ou pegadas.

Isso é o que o tráfego pago faz: coloca o seu produto ou serviço para a pessoa que procurou por aquilo que sua empresa comercializa.

Mas como todo investimento há um risco, menor ou maior, mas há. Então é abrir uma conta no Google e começar a pagar por anúncios? O ideal não seria isso. Antes de qualquer investimento é fundamental conhecer as possibilidades, os recursos necessários alinhando aos objetivos para não virar uma experiência desanimadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *